quinta-feira, agosto 12, 2010

Ontem ela fugiu para barcelona

Ela quer morar no mar. Não quer mais que uma casa de madeira, dois quartos pequenos e uma sala com quatro janelas grandes, sem cortina, que é para nunca esquecer que pode fugir para o horizonte toda vez que precisar. Do lado de fora vai ter um tapete sempre cheio de areia, uma rede colorida, estirada entre os dois coqueiros que vai plantar assim que chegar, e uma grade amarela, baixa, pequena, que não tenha medo de receber quem quer que possa aparecer da estrada, das viagens sem chegadas, dos caminhos de partidas.

Ela quer acordar com o sol. Não quer teto no seu quarto, sombras no seu tempo, escuridões desesperadas no realento das manhãs que nascem por trás das montanhas esquecidas nos cantos da ilha. Quer ver as estrelas adormecendo, as nuvens passeando e os pássaros se arrastando entre os vendavais e temporais que sempre avisam que estão chegando. Deitada em sua cama ela quer poder pincelar nos dedos as estrelas que se confundem solitárias na imensidão silenciosa da madrugada.

Ela quer saber amar. Ela quer amar como amam as cartas, as lágrimas de saudade, os bilhetes improvisados nos guardanapos que navegam em garrafas vazias nas profundezas distantes do oceano. Não quer ter dias, semanas, planos, relógios, nomes e datas. Ela quer o tempo, todo o tempo do mundo, que é para conseguir respirar com clareza, com leveza, sem precisar acordar outra vez ofegante no meio do vazio que já foi a vida.

Ela foi ontem. Foi para barcelona.
Não apareceu no trabalho. Nem no bar.
Não disse nada, não deixou nada escrito.
E todo mundo sabe que ela não vai voltar.

5 comentários:

Marina Tuca disse...

De um certo modo, 'ela' fez exatamente o que todos nós um dia temos vontade de fazer, né?

eva mooer disse...

que poema lindo Bernardo....muito sentimental.Gosto de viajar pelos blogs alheios e pescar leituras interessantes.Amei como vc descreveu a partida da sua amada.
lindo e romantico.
eva

Anônimo disse...

foi um prazer!!!

Unknown disse...

Vc tem uma peculiaridade instigante!

Parabéns Bernardo!

Anônimo disse...

sua arte escrita tem cheiro de música..
vontade de musicar..
sou cantora.. e me encantei com o seu olhar sobre todas as coisas q escreve.. parabéns!